Search
Close this search box.

Extrema-direita conquista 1ª vitória na Alemanha desde a Segunda Guerra em eleição na Turíngia

AfD lidera com 33,1% dos votos, marcando a primeira vitória em uma eleição estadual desde 1945

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

O partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) conquistou uma vitória inédita nas eleições regionais deste domingo (1º) na Turíngia, de acordo com pesquisas de boca de urna. Com 33,1% dos votos, a AfD superou os conservadores da CDU, que alcançaram 24,3%, marcando a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que um partido de extrema-direita lidera uma eleição estadual na Alemanha.

Apesar do resultado histórico, a AfD, cujo candidato a governador é Björn Höcke, dificilmente assumirá o governo da Turíngia. As outras legendas, incluindo CDU e BSW, rejeitam qualquer coalizão com a extrema-direita, o que torna a governabilidade da AfD improvável. No entanto, a vitória fortalece o partido, que ampliou sua margem de votos em relação a 2019 (21,7%) e ganhará poder de veto sobre decisões cruciais, como a escolha de juízes.

As eleições regionais ocorrem em um contexto de tensão na Alemanha, exacerbado por um recente ataque em Solingen atribuído a um sírio, que reacendeu o debate sobre imigração. Além disso, o resultado representa um revés significativo para a coalizão governista de Olaf Scholz, com os partidos SPD, Verdes e FDP somando apenas 12,3% dos votos na Turíngia e 14% na Saxônia. Esses números indicam dificuldades para o governo federal nas eleições legislativas de 2025.

Anuncie no PB Branco

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.