Foto: Divulgação/SSP
A segurança pública em Camaçari apresentou novos avanços em outubro, com redução de 71% nos homicídios em comparação ao mesmo período de 2024. É o segundo mês consecutivo de queda expressiva nos índices de criminalidade, reflexo direto da atuação integrada entre as forças de segurança e o governo municipal. O resultado reforça o compromisso das instituições com a preservação da vida e a prevenção da violência.
A sequência de bons resultados começou em setembro, quando o município já havia registrado uma queda de 60% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Segundo dados do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM), foram quatro casos em setembro deste ano, contra dez no mesmo mês do ano passado. As ações têm sido reforçadas com patrulhamento preventivo, intensificação das abordagens e operações conjuntas com a Guarda Civil Municipal.
O comandante do 12º BPM, tenente-coronel Roberto Pinto de Castro, destacou que os resultados são fruto de planejamento e integração. “É o resultado do trabalho conjunto de todas as forças de segurança, aliado ao apoio da Prefeitura, que nos dá estrutura e condições para atuar com mais eficiência. A participação da comunidade também é fundamental, pois ajuda a direcionar o policiamento e fortalecer a confiança mútua”, afirmou.
Além das ações ostensivas, o combate à poluição sonora também tem sido um aliado importante na prevenção à violência, dentro da Operação Paz e Ordem, realizada com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur). Com dois meses seguidos de queda e redução acumulada de 16,3% nos homicídios no primeiro semestre, Camaçari consolida um novo ciclo de segurança pública eficiente e participativa, baseada na união entre Estado e sociedade.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br