Foto: Rafael Küster
Camaçari apresentou em setembro uma expressiva redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), com destaque para os homicídios na sede do município. Segundo dados do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM), a queda foi de 60% em comparação ao mesmo mês de 2024, passando de dez ocorrências para apenas quatro em 2025.
De acordo com o comandante do 12º BPM, tenente-coronel Roberto Pinto de Castro, o resultado reflete a atuação conjunta das forças policiais com o poder público municipal. “É um número bastante expressivo, que demonstra o trabalho que vem sendo desenvolvido de forma integrada, com reforço na logística do policiamento e ações preventivas em parceria com a Prefeitura de Camaçari, que tem contribuído, sobretudo, com melhorias na iluminação pública e na infraestrutura viária, como também com a Delegacia da Mulher e a 4ª Delegacia de Homicídios”, afirmou.
O oficial destacou ainda a Operação Paz e Ordem, que inclui o combate à poluição sonora em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur). Ele lembrou que, além da queda registrada em setembro, o primeiro semestre de 2025 já havia apresentado redução de 16,3% nos homicídios em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre janeiro e junho deste ano foram 77 casos, contra 92 em 2024, além de apreensões recordes de armas de fogo na Região Metropolitana.
A Prefeitura de Camaçari tem reforçado o diálogo com as polícias e implementado ações transversais de prevenção à violência. Entre as iniciativas, estão o programa Brilha Camaçari, que moderniza a iluminação pública, a reabertura da Cidade do Saber como espaço de cultura, esporte e tecnologia, a reforma das escolas da rede municipal e cursos profissionalizantes para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com o Senai.
Para o prefeito Luiz Caetano (PT), os números mostram que segurança deve ser entendida de forma ampla. “Segurança também se faz com escolas funcionando, saúde acessível, cultura e esporte ativos e investimento em qualificação profissional. Esse é o caminho que estamos seguindo, sempre em parceria com as forças de segurança, debatendo estratégias voltadas à valorização da vida e construção de uma cidade mais segura e justa para todos”, declarou.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br