O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), rebateu críticas sobre a suposta ameaça a áreas verdes na orla da cidade e convocou a imprensa para visitar pessoalmente os espaços. A declaração foi feita na manhã desta segunda-feira (14), durante evento da Prefeitura. Os locais citados ficam em Patamares e na Barra e têm sido apontados como alvos de especulação imobiliária.
“Vai lá nessa área verde. E vê se você acha uma grama. Se você achar uma grama, depois você conserta a sua pergunta, porque não tem área verde. De verde não tem nada. Verde é o que a prefeitura fez”, afirmou o prefeito, ao defender a gestão ambiental da capital baiana. Bruno destacou ações como o plantio de 130 mil árvores, a preservação de 16 mil km² de Mata Atlântica pelo PDDU, e a implantação de parques como o Jardim Botânico e o da Pedra de Xangô.
Segundo ele, as áreas em questão não têm utilidade pública e podem ganhar função econômica com equipamentos turísticos. “Aquela área tem destinação específica para um oceanário, um grande aquário para atrair turistas. É uma área que só gera ônus para a Prefeitura. Pode render ISS, ITIV, gerar empregos, estimular toda a cadeia da economia”, justificou.
Bruno ainda lembrou que a gestão investiu R$ 3 milhões na Barra para evitar deslizamentos antes do Carnaval de 2023. “Vamos lá nas duas áreas amanhã? A da orla não tem nada. Na da Barra você ainda vai achar três coqueiros e um pouquinho de grama”, concluiu, reiterando o convite à imprensa para verificar a situação in loco.