Turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália que desejam visitar o Brasil precisarão, novamente, de visto de entrada a partir desta quinta-feira (10). A medida, anunciada em 2023, entra em vigor com base no princípio da reciprocidade, segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), já que os três países não concedem isenção de visto aos brasileiros.
O processo de solicitação será feito totalmente online por meio da plataforma eVisa. O visto tem custo de US$ 80,90 – cerca de R$ 479 – e autoriza estadia de até 90 dias em território brasileiro. Os interessados devem preencher o formulário digital, anexar documentos como o passaporte e aguardar a análise para liberação. O governo recomenda que o procedimento seja feito com antecedência, para evitar contratempos na viagem.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou nas redes sociais que o governo brasileiro segue negociando com os EUA a isenção para brasileiros. “Seguimos em tratativas para que os EUA isentem os brasileiros da exigência de visto, permitindo a reciprocidade para os norte-americanos que visitam o Brasil”, escreveu.
Dados da Embratur mostram que, em 2024, o Brasil recebeu 728 mil turistas norte-americanos, quase 100 mil canadenses e cerca de 53 mil australianos. A exigência do visto, embora possa impactar a chegada de estrangeiros, é vista pelo Itamaraty como uma ação diplomática coerente com o tratamento oferecido aos brasileiros no exterior.