Balanço do primeiro dia do Carnaval de Salvador: SSP destaca redução significativa nos crimes

Colaboração entre forças policiais e investimentos em tecnologia resultam em significativa diminuição de ocorrências

Foto: Mateus Pereira/GovBA
Foto: Mateus Pereira/GovBA

O primeiro dia oficial do Carnaval de Salvador 2024, encerrado nesta sexta-feira (9), foi marcado por uma redução expressiva nos índices de criminalidade, com queda de 62% nos roubos e 50% nos furtos em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados foram apresentados em uma reunião realizada no Quartel dos Aflitos, com a presença de autoridades governamentais, incluindo o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), que coordena o Carnaval, além de secretários de Estado e outros gestores.

“Eu tenho a felicidade de ter uma integração, a presença, aqui, de órgãos da Prefeitura, Ministério Público, a Defesa Civil, órgãos do Governo Federal, com a área de saúde, direitos humanos. Então, fizemos a integração e a avaliação, que são muito positivas. Deus nos ajude que a gente continue assim. Ontem, nos portais, foram registradas quase um milhão e meio de pessoas. Nós temos certeza de que três milhões de pessoas estão nesses circuitos, vindo de fora, só em Salvador. Garantir a tranquilidade desses números, realmente, nos engrandece muito”, destacou o governador.

A atuação efetiva das patrulhas da Polícia Militar, das equipes infiltradas da Polícia Civil e do sistema de monitoramento de câmeras da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) foi fundamental para a redução dos crimes contra o patrimônio. Em 2024, foram registrados apenas 12 roubos nos três circuitos, em comparação com 32 ocorrências no ano anterior. Da mesma forma, os furtos diminuíram de 146 para 73 casos.

“Um balanço muito positivo, com ações de governo, ações de articulação com órgãos de controle, para que estabeleça, mais uma vez, o melhor evento de rua do planeta, o maior Carnaval da história da Bahia. Os números mostrados aqui, hoje, são números que permanecem dentro de um planejamento estabelecido pelo Governo do Estado e a nossa expectativa, a nossa torcida, é que continue sendo um Carnaval de paz, de inclusão social, de democracia, de igualdade”, reforçou Geraldo Junior.

No que diz respeito à segurança pública, os resultados também foram animadores. Não houve registro de crimes graves contra a vida nos circuitos do Carnaval, tampouco tentativas de homicídio ou lesões corporais graves. As brigas resultaram em 11 casos de lesões leves, e as forças policiais capturaram 10 criminosos, envolvidos em diversos delitos.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB) prestou atendimentos principalmente relacionados a casos pré-hospitalares, como desmaios, embriaguez e ferimentos leves nos circuitos Dodô, Osmar e Batatinha. Além disso, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) implementou novas medidas, incluindo exames de lesões corporais e identificação de presos nos circuitos da festa, visando agilizar procedimentos e garantir maior segurança jurídica.

Para assegurar a tranquilidade dos participantes do Carnaval, foram investidos mais de R$ 80 milhões em recursos pela SSP-BA, empregando efetivo policial, soluções tecnológicas inovadoras e o estabelecimento do Comitê Integrado de Inteligência. Cerca de 37 mil profissionais, entre policiais militares, civis, técnicos e bombeiros, foram mobilizados não apenas nos circuitos oficiais de Salvador, mas também em festas nos bairros e em 75 cidades do interior.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.