Nesta quinta-feira (31), o bairro de Paripe, em Salvador, recebeu a Caravana Movaê, uma ação do programa Bahia Pela Paz, que ofereceu serviços gratuitos de cidadania para a comunidade no Colégio Estadual Barros Barreto. A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado, contou com atividades de capacitação, orientação e intermediação para o trabalho, trazendo oportunidades para aqueles que buscam inserção no mercado e acesso a serviços fundamentais.
Adriele da Silva, moradora da região e interessada em uma vaga de trabalho, destacou a relevância da ação. “Emprego está bem difícil, e a locomoção também. Eu acho que é muito viável essa oportunidade para ajudar as pessoas”, comentou a candidata, que se inscreveu para uma vaga de atendente. Além de vagas de emprego, a população teve acesso a serviços como o CrediAfro, uma linha de crédito voltada para empreendedores negros, criada pela Agência de Fomento do Estado (Desenbahia) em parceria com a Sepromi, com juros de 1% ao mês e financiamentos de até R$ 50 mil.
A superintendente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Sepromi, Mércia Porto Barata, ressaltou que o programa Bahia Pela Paz busca mais do que promover segurança. “A campanha do Bahia Pela Paz não é só trazer a paz para a juventude, mas trazer serviços que integrem, que interajam, que empoderem a população de Salvador e da Bahia”, afirmou. Além de Salvador, a caravana segue em Jequié, ampliando o alcance dos serviços em diferentes regiões do estado.
O Bahia Pela Paz tem como foco atender jovens de 12 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social e inclui ações voltadas à prevenção da violência e fortalecimento da inclusão social. Diversas secretarias e órgãos do sistema de Justiça, como o Ministério Público e a Defensoria Pública, participam do programa, mostrando o comprometimento do governo com a segurança e o desenvolvimento das comunidades baianas.