A Bahia está comemorando um marco histórico na produção de ovos com a produção de 20,8 milhões de dúzias no segundo trimestre de 2023, a maior desde 1987, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os investimentos de mais de R$ 67 milhões, do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), na avicultura baiana, contribuiu para esse resultado.
Desde o apoio à base produtiva até a comercialização, os recursos aplicados geraram um impacto significativo. Por meio dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, aproximadamente, sete mil famílias foram beneficiadas. As ações incluem a implantação de entrepostos de ovos, a criação de aviários equipados com tecnologia e serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) para garantir o manejo adequado das aves.
As ações, investimentos e certificações estão transformando a avicultura na Bahia, gerando empregos, aumentando a renda das famílias agricultores e impulsionando a economia do estado. Com uma produção recorde de ovos e um compromisso contínuo com a qualidade, a Bahia está decolando como um importante polo produtor de ovos no Brasil.