Aposentados do Poder Executivo Estadual da Bahia não precisarão mais fazer prova de vida presencialmente

Parceria entre governo e empresa do Grupo Banco do Brasil automatiza processo

Foto: Ascom/Saeb
Foto: Ascom/Saeb

A partir de abril, mais de 142 mil aposentados e pensionistas vinculados ao Poder Executivo Estadual, Ministério Público e Tribunal de Justiça da Bahia não precisarão mais, anualmente, se deslocar aos postos da Rede SAC ou recorrer a canais virtuais para provar à Previdência Estadual que estão vivos. Uma parceria entre o governo estadual, através da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), e a empresa BB Tecnologia e Serviços, do Grupo Banco do Brasil, trouxe uma solução inovadora: a prova de vida estadual será realizada de forma automatizada.

Segundo José Maria de Abreu Dutra, superintendente de Previdência, essa mudança representa um controle mais efetivo sobre os benefícios, proporcionando mais comodidade aos beneficiários. “É um esforço que o governo da Bahia faz para que o nosso aposentado e pensionista possa ter mais tempo para fazer aquilo que lhe dá mais prazer”, enfatiza. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Economia é outra palavra de ordem nesse novo cenário. A adoção da plataforma HivePlace permitirá uma economia estimada em cerca de R$ 10 milhões para os cofres públicos estaduais. Essa redução é consequência direta da agilidade no acesso às informações sobre eventuais óbitos, prevenindo assim pagamentos indevidos.

Rafael Carvalho, diretor de Controle e Gestão da Superintendência de Previdência do Estado, explica que essa ferramenta colaborará para a saúde financeira dos fundos geridos pela Previdência Estadual. “Ao nos permitir ter um maior controle sobre a manutenção dos benefícios, estaremos fortalecendo o sistema previdenciário do estado”, destaca.

A coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Suprev, Sílvia Machado, ressalta que essa nova metodologia possibilitará uma atualização mais frequente da base de dados cadastrais, o que inclui informações vitais como telefone, endereço, e-mail e número de documentos dos aposentados e pensionistas. “A confiabilidade dessas informações também vai nos ajudar a estreitar a comunicação com os beneficiários”, afirma. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.

Por fim, em casos excepcionais onde a análise via cruzamento de banco de dados não for conclusiva, Sílvia Machado alerta que a Suprev poderá entrar em contato com os beneficiários por meio de canais oficiais para solicitar que eles se submetam à prova de vida. “Nestes casos, os beneficiários terão à sua disposição os mesmos canais utilizados até então para a prova de vida, como os atendimentos presenciais nos postos da Rede SAC, o videoatendimento e o reconhecimento facial, por meio do aplicativo GOV.BR”, esclarece.

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