Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, e os municípios vizinhos de Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Santa Bárbara, Tanquinho e Santanópolis estão passando por uma ampliação significativa no Sistema Produtor e Adutor do SIAA [foto], coordenada pela Embasa. As obras, que somam um investimento de R$ 111 milhões, buscam atender ao crescimento populacional e às novas áreas de expansão urbana, garantindo água tratada para mais de 800 mil habitantes.
A terceira etapa das intervenções já está em andamento e inclui a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), aumentando sua capacidade em 750 litros por segundo, além da construção de um reservatório elevado com capacidade de 600 metros cúbicos. Também está prevista a instalação de uma Estação de Tratamento de Lodo.
Além disso, a quarta etapa, que também já começou, foca na ampliação do Sistema Produtor e Adutor do SIAA de Feira de Santana, bem como em melhorias operacionais, como a ampliação das Estações Elevatórias de Águas Tratadas (EEATs), a implantação de um sistema de lavagem dos filtros, a construção de um booster no Tomba e a criação de um poço de sucção com capacidade de 2.000 metros cúbicos.
De acordo com a Embasa, a conclusão dessas etapas está prevista para março de 2025 (3ª etapa) e setembro de 2025 (4ª etapa), com o objetivo de aumentar a distribuição de água tratada para 2.250 litros por segundo, melhorando significativamente o abastecimento e a eficiência do sistema nos seis municípios beneficiados.