O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) rebateu nesta terça-feira (22) as declarações do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que afirmou não ter visto nenhuma creche do governo federal construída em Salvador. Segundo Sanches, a Prefeitura enviou, em março deste ano, dez propostas de unidades de educação infantil ao Novo PAC, mas até agora não obteve resposta.
“É lamentável ver um ministro de Estado usar um evento institucional para fazer demagogia política, especialmente sobre um tema tão sensível como a educação infantil”, criticou o parlamentar. Ele detalhou que os projetos preveem investimentos de R$ 35 milhões e contemplam bairros como Pirajá, Novo Horizonte, São Cristóvão, Nova Brasília de Valéria, Cajazeiras X e Sete de Abril.
O deputado também acusou Rui Costa de adotar um discurso político e insinuou que a ausência de resposta possa estar ligada a divergências partidárias. “O discurso de Rui Costa, além de injusto, soa como perseguição política. Parece incomodar o ministro ver uma gestão que dá certo”, disse.
Por fim, o deputado lembrou o desempenho da Bahia na educação durante o governo Rui Costa. “É bom lembrar que Rui Costa, quando governador, deixou a educação da Bahia entre as últimas posições do país nos principais indicadores de qualidade. Seria mais honesto reconhecer os erros e liberar os recursos que Salvador tem direito”, concluiu.