A Prefeitura de Camaçari registrou uma redução de 16,3% no número de homicídios no primeiro semestre de 2025, reflexo da atuação conjunta com as forças de segurança pública. Segundo dados do 12º Batalhão da Polícia Militar, o município passou de 92 homicídios no primeiro semestre de 2024 para 77 no mesmo período deste ano. A unidade foi, inclusive, a que mais apreendeu armas de fogo entre Salvador e Região Metropolitana.
O comandante do 12º BPM, tenente-coronel Roberto Pinto de Castro, destacou o papel da atual gestão municipal: “Eu entendo que a parceria que tem se fortalecido com a atual gestão, o convênio que existe e as ações que vêm sendo realizadas, a tendência é que os números de homicídios, as ocorrências mais graves diminuam”. Em pouco mais de 40 dias à frente do batalhão, já foram realizadas 38 prisões em flagrante, 46 apreensões de drogas e oito armas retiradas das ruas.
Além do reforço policial, a prefeitura atua de forma transversal com programas voltados à prevenção. Em maio, Camaçari aderiu ao Bahia pela Paz, que oferece apoio psicológico, jurídico e social a jovens em situação de vulnerabilidade. Em junho, 1.253 alunos da rede pública se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), e em julho, o projeto Guardiões Escolares foi lançado com ações educativas e de mediação de conflitos nas escolas municipais.
A prefeitura também assinou, em 7 de julho, o decreto que criou o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), com foco na articulação entre órgãos municipais, estaduais e federais para desenvolver políticas públicas eficazes. “Temos mantido um diálogo constante com a Polícia Militar, Polícia Civil, o Governo do Estado. Essa é uma das agendas mais desafiadoras, por conta disso precisamos dessa unidade para cuidar da cidade e de quem vive aqui”, afirmou o prefeito Luiz Caetano (PT).