As obras do VLT de Salvador tiveram seu cronograma antecipado, com o início da terraplanagem no trecho entre a Calçada e o Lobato, previsto inicialmente para janeiro de 2025, mas iniciado na última semana. Durante vistoria nesta segunda-feira (16), o governador Jerônimo Rodrigues e a presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Ana Cláudia Nascimento, avaliaram o avanço das obras, que estão sendo aceleradas para possibilitar a entrega do primeiro trecho antes das eleições de 2026.
De acordo com Ana Cláudia, o trecho entre a Calçada e o Lobato poderá ser inaugurado no primeiro semestre de 2026. A CTB informou que a antecipação da terraplanagem visa evitar atrasos causados pelas chuvas esperadas para janeiro e que já estão sendo montados galpões para receber os vagões do VLT, que devem chegar na Calçada em 2025. “Estamos trabalhando para inaugurar esse trecho no primeiro semestre de 2026. Não é uma garantia, mas estamos otimistas”, afirmou Ana Cláudia.
A operação assistida, com horário reduzido e sem cobrança de tarifa, está prevista para começar até junho de 2026, beneficiando cerca de 5 km de extensão no Subúrbio Ferroviário. Segundo o governo, o projeto busca modernizar o transporte público da região e oferecer melhorias significativas na mobilidade antes do próximo processo eleitoral.