O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), falou nesta segunda-feira (9) sobre os avanços para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. Segundo o político, o projeto tem enfrentado desafios econômicos e logísticos desde a pandemia, mas está perto de uma nova e decisiva etapa.
“A construção da ponte sofreu atrasos devido à pandemia, que impactaram diretamente os custos de materiais como cimento e aço, além das taxas de juros. Desde o ano passado, estamos em diálogo contínuo com o consórcio responsável pelo projeto, buscando a recomposição desses valores”, disse Jerônimo, durante a entrega da reforma do Complexo Policial do Ogunjá, em Salvador.
Ainda de acordo com informações divulgadas pelo governador, existe uma intensa agenda diplomática e institucional para dar sequência ao projeto. No período, aconteceram reuniões com o presidente Lula (PT) e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, além do presidente chinês, Xi Jinping.
“Cheguei a me encontrar duas vezes com Xi Jinping, sempre reforçando a importância do projeto para o desenvolvimento da Bahia. Agora, parece que estamos próximos da conclusão dessa fase de negociações. O documento está sendo finalizado entre as partes, e estamos aguardando o parecer do consórcio para que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) possa avaliar. Nosso objetivo é evitar uma nova licitação, que atrasaria ainda mais o processo”, concluiu.