Search
Close this search box.
Anuncie no PB Branco

STF confirma liberação de emendas por Flávio Dino com critérios de transparência

Decisão foi validada por unanimidade e exige rastreabilidade nos pagamentos

Foto: Rosinei Coutinho/STF
Foto: Rosinei Coutinho/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) validou por unanimidade, nesta terça-feira (3), a decisão do ministro Flávio Dino que liberou o pagamento de emendas parlamentares, desde que sigam critérios de transparência e rastreabilidade. A medida ocorreu após a sanção de uma lei que ajustou as regras das emendas para atender às exigências da Corte.

A decisão de Dino foi submetida ao plenário virtual pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, e recebeu votos favoráveis de todos os ministros. As emendas estavam suspensas desde agosto, quando Dino determinou auditoria dos repasses pela Controladoria-Geral da União (CGU) para garantir conformidade com a legislação.

As emendas RP8 e RP9 haviam sido declaradas inconstitucionais em 2022, o que levou o Congresso a aprovar mudanças nas regras de distribuição. O caso voltou ao STF após o PSOL questionar a efetividade das alterações, e Dino, como relator, definiu os critérios que agora foram validados.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.