A candidata à prefeitura de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), está recorrendo a resultados de uma pesquisa realizada em agosto, já questionada na época, para tentar confundir os eleitores na reta final da campanha. Neste sábado (5), a candidata publicou em suas redes sociais o resultado de uma pesquisa antiga, afirmando ter 68% dos votos válidos. No entanto, a pesquisa mencionada foi realizada no dia 16 de agosto, e seu método de coleta foi alvo de críticas.

O levantamento, que foi registrado sob o número BA-07082-2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi amplamente questionado devido ao seu método de ‘recrutamento digital aleatório’, que incluiu eleitores de Salvador e Camaçari, levantando sérias dúvidas sobre a representatividade dos dados. Na postagem de Débora [veja abaixo], essa informação foi incluída em uma tarja com letras bem pequenas, aparentemente para esconder sua visibilidade.
Atualmente, as pesquisas mais recentes mostram uma realidade muito diferente, com Débora atrás de Rosalvo, candidato do PT, com uma diferença de mais de 18 pontos nas intenções de voto. A divulgação de pesquisas antigas, especialmente uma que já foi questionada por seu método, tem gerado críticas e acusações de tentativa de manipulação do eleitorado.