Search
Close this search box.

Eleitores não poderão ser presos a partir desta terça (1º), cinco dias antes das eleições

Medida do Código Eleitoral garante liberdade até 48 horas após o encerramento do pleito

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir desta terça-feira (1º), os eleitores estão protegidos de prisão ou detenção até 48 horas após o encerramento das eleições municipais de 2024, que ocorrem no próximo domingo (6). Conforme o Código Eleitoral, as exceções incluem prisão em flagrante, sentença por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto. A medida visa assegurar a liberdade de voto e será válida até a próxima terça-feira (8).

Durante esse período, qualquer prisão deve ser imediatamente avaliada por um juiz, que decidirá sobre sua legalidade. Mesários e candidatos também estão protegidos contra detenções desde o dia 21 de setembro, salvo em casos de flagrante. A medida é parte das normas eleitorais que buscam garantir o livre exercício do voto em todo o país.

Para o segundo turno, previsto para o dia 27 de outubro nas cidades onde nenhum candidato conquistar maioria absoluta, a proibição de prisão volta a valer cinco dias antes da nova votação. No pleito deste ano, estão em disputa os cargos de prefeito e vice-prefeito nos 5.569 municípios. Apenas 103 municípios brasileiros têm potencial para realizar um segundo turno nas eleições de 2024.

Anuncie no PB Branco

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Tags: # # #

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.