Matéria atualizada em 08/07/2024 às 18h45 para incluir resposta do Departamento de Policia Técnica do Estado da Bahia.
Um grave acidente de moto registrado na última sexta-feira (5) na região do município de Wagner, na Chapada Diamantina, deixou dois jovens mortos, Fernando Silva Moura, morador de Nova Redenção, e Kauan Mendes, morador de Wagner. A tragédia causou comoção entre a população local.
No entanto, a dor das famílias foi agravada pela demora na liberação dos corpos no Instituto Médico Legal (IML) de Itaberaba. Parentes de Fernando Silva Moura denunciaram ao Jornal da Chapada a falta de um legista disponível no IML. Segundo os familiares, o legista de plantão está em Salvador, impossibilitando a liberação do corpo para o sepultamento. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
“Não podemos sepultar o corpo porque não foi liberado em Itaberaba. O plantonista está em Salvador em outro plantão e só chega no domingo (7). Estamos indignados e sem saber para quem apelar. Soubemos que é corriqueiro esse problema no IML de Itaberaba”, relataram os familiares.
A situação evidenciou um problema maior, o déficit de funcionários no IML de Itaberaba. “Queremos cumprir nosso dever de familiares e enterrar nosso ente querido sem mais traumas. Infelizmente, o equipamento estadual não tem uma pessoa para poder fazer o laudo e liberar o corpo. É um absurdo, estamos aguardando uma posição dos responsáveis”, completaram os parentes de Fernando. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
O Panorama da Bahia entrou em contato com a assessoria de comunicação do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT), pedindo explicações quanto à denúncia. Em nota, o DPT reconhece a falta de peritos médicos no município e informou que em alguns dias da semana os atendimentos são realizados pelas Coordenadorias mais próximas, ou no plantão seguinte. O DPT disse ainda que está em processo de contratação de novos profissionais para reforçar o atendimento.
Leia nota do DPT na íntegra:
A Assessoria de Comunicação informa que em decorrência do número de peritos médicos que atuam na Coordenadoria Regional de Polícia Técnica de Itaberaba, em alguns dias da semana os atendimentos são realizados pelas Coordenadorias mais próximas, ou no plantão seguinte, dependendo do horário da ocorrência. A Polícia Técnica informa ainda que já foi concluído o curso de formação dos novos peritos aprovados no último concurso, assim que convocadas as equipes novas reforçarão o atendimento também no interior do Estado.