Nesta terça-feira (30), teve início a Operação Abadá 2024, uma ação coordenada que deve mobilizar cerca de 1.000 policiais militares e civis com o objetivo de reforçar a segurança durante a entrega, revenda e troca de abadás, peças fundamentais para a folia carnavalesca. O lançamento oficial ocorreu no 2° piso do Shopping da Bahia, principal local de distribuição desses itens.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), as equipes de segurança, compostas por efetivos das polícias militar e civil, serão estrategicamente posicionadas tanto na parte interna quanto no entorno do Shopping, além de atuarem em outros pontos estratégicos. O propósito é garantir a tranquilidade dos foliões, prevenindo ações criminosas e zelando pela integridade do público.
Bases Móveis da Polícia Militar serão instaladas nas vias de acesso, enquanto equipes veladas da Polícia Civil intensificarão o trabalho preventivo durante a chegada e saída dos foliões, incluindo ações de inteligência. Para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços de segurança, a Polícia Civil disponibilizará um totem no Shopping da Bahia para registro na Delegacia Virtual.
“O trabalho será intenso nos estabelecimentos comerciais, mas estamos atentos a grupos que tentem falsificar abadás ou ingressos. Pedimos também aos foliões que denunciem através dos telefones 181 (Disque Denúncia) e 190 (Cicom) qualquer atitude suspeita. Desconfiem de abadás com valores abaixo do negociado oficialmente. Contem com a SSP da Bahia”, ressaltou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
O lançamento da Operação Abadá contou com a presença da delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, e do comandante do Policiamento na Região Atlântico, coronel Ricardo Passos, evidenciando o compromisso conjunto das forças de segurança em assegurar um Carnaval seguro e tranquilo para todos os participantes.