Search
Close this search box.

Secretaria Estadual da Saúde divulga balanço dos seis dias de Carnaval

Foram registradas 115 ocorrências nos circuitos da folia que precisaram ser encaminhadas para hospitais e unidades de saúde

UTI Cardiovascular do Hospital Geral Roberto Santos completa cinco anos
Foto: Leonardo Rattes/Sesab
Foto: Leonardo Rattes/Sesab

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) montou um esquema especial de assistência para o Carnaval 2023, com reforço nos plantões em hospitais da capital e do interior, instalação de três estandes de testagem rápida nos circuitos de Salvador e Porto Seguro que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição de preservativos e campanhas educativas voltadas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e doação de sangue. Ao todo, a ação conta com um investimento superior a R$ 3 milhões.

Anuncie no PB Branco

>> Leia também: Ressaca: saiba como se preparar antes, durante e depois do Carnaval •

Desde a abertura oficial do Carnaval, na última quinta-feira (16), até às 7h desta quarta-feira (22), foram registradas 115 ocorrências nos circuitos da folia que precisaram ser encaminhadas para hospitais e unidades de saúde. Os pacientes foram encaminhados para o HGE (67), Eládio Lasserre (11), Hospital Geral Menandro de Faria (10), Hospital Roberto Santos (5), Hospital do Subúrbio (6), Maternidade José Maria de Magalhães (4), Hospital Geral Ernesto Simões Filho (3), Hospital Juliano Moreira (1), Hospital Ana Nery (1) e Hospital da Mulher (1).

Testagem IST

Nos cinco dias da folia, em Salvador, foram testadas 3.016 pessoas e realizados 12.064 testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), tendo em vista que cada kit possibilita a realização de quatro testes. Do total, 29 foram positivos para HIV, 212 para Sífilis, além de sete confirmações de hepatite C e cinco para hepatite B. Todos os casos receberam encaminhamento para tratamento.

Violência contra a mulher

Composto por equipe multiprofissional, o Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual, de prontidão 24 horas, todos os dias do Carnaval, registrou no domingo (19), às 21h09 da noite, uma ocorrência de violência sexual no circuito da festa.

Hemoba no Carnaval

Nos seis dias de Carnaval, com exceção do domingo, quando não houve captação, a Hemoba recebeu 1.108 candidatos que se habilitaram para a doação, sendo captadas 832 bolsas de sangue e realizados 19 cadastros de Medula Óssea. Os números ainda são parciais e podem sofrer alteração.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE
master banner

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.
Anuncie no PB Branco