O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador avançou para mais uma etapa com a chegada dos primeiros trilhos destinados ao Trecho 2, que ligará Paripe a Águas Claras, e marca o início da instalação da via permanente, prevista para novembro.
Nesta fase, três mil metros de trilhos chegaram ao canteiro de obras, com previsão de 27,5 mil metros até novembro, equivalente a 67% do material necessário para o trecho. O transporte é feito pelo Porto de Salvador, com descarga diária de duas carretas, cada uma contendo 42 barras de 12 metros, somando 504 metros de trilhos. Ao todo, 55 carretas devem abastecer o local. Os primeiros trilhos serão instalados entre a rotatória do Hospital do Subúrbio e Águas Claras.
O VLT de Salvador e Região Metropolitana conta com investimento de R$ 5,4 bilhões. Quando concluído, terá 40 quilômetros de extensão e 42 paradas, ligando bairros estratégicos até o Comércio. O Trecho 1, que liga a Calçada à Ilha de São João, já registra 33,79% de avanço físico.
O Trecho 2, de Paripe a Águas Claras, alcançou 19,99%, com drenagem, proteção de taludes e terraplanagem, avançando simultaneamente à duplicação da BA-528. No Trecho 3, entre Águas Claras e Piatã, as obras civis apresentam 2,11% de avanço físico, com conclusão prevista para 2028.