A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) recebeu, na manhã desta terça-feira (30), a visita do cônsul-geral de Portugal, Ricardo Cortes, para uma agenda de aproximação cultural e profissional. A presidente da entidade, Suely Temporal, conduziu o diplomata em um tour pelo Edifício Ranulfo Oliveira, na Praça da Sé, no centro de Salvador.
Durante a visita, Ricardo Cortes ressaltou a importância de fortalecer os laços entre Brasil e Portugal no campo da comunicação. “Sendo também uma função consular estabelecer laços, consideramos importante a proximidade com a Associação Bahiana de Imprensa. Exploramos a possibilidade de estreitar esses laços, equacionando, por exemplo, um possível congresso aqui, em parceria com uma entidade congênere portuguesa”, afirmou o cônsul.
A presidente reforçou o interesse da entidade em promover iniciativas internacionais que defendam a liberdade de imprensa. “Espero que essa parceria frutifique e que possamos cada vez mais intensificar a cooperação entre Brasil e Portugal através da ABI, desenvolvendo projetos comuns que caminhem no sentido de defender a imprensa livre, ética e responsável”, declarou.
Para a ABI, que se aproxima de seu centenário, a aproximação com instituições portuguesas amplia as oportunidades de intercâmbio e consolida seu papel como ponte entre jornalistas e entidades de comunicação dos dois países.