O INSS realiza neste sábado (27) e domingo (28) um mutirão de perícia médica em 35 cidades do país, incluindo municípios da Bahia. A ação deve atender cerca de 5 mil segurados que já tinham perícia agendada e aguardavam na fila. No estado, estão previstas atividades em Irecê, Paripiranga, Caetité, Barreiras, Santa Rita de Cássia, Eunápolis, Cruz das Almas e Nazaré.
Grande parte dos atendimentos será feita por telemedicina, no modelo de perícia conectada, o que amplia o acesso em regiões onde há poucos médicos peritos. A estratégia busca reduzir o tempo de espera e evitar que os beneficiários precisem se deslocar longas distâncias para serem atendidos.
Serão realizadas perícias iniciais para o Benefício por Incapacidade Temporária, antigo auxílio-doença, além de avaliações médicas para pedidos do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência e revisões desses benefícios.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, o objetivo é acelerar a análise dos processos e dar mais agilidade ao atendimento nos municípios. A expectativa é que novas etapas do mutirão sejam realizadas nos próximos meses, de acordo com a demanda em cada região.