Rui Costa diz que ‘tarifaço’ de Trump pode baratear carne e café no Brasil

Ministro da Casa Civil afirma que governo busca novos mercados e que preços já começaram a cair

Rui Costa comenta inflação de 2024 e afirma que alta não preocupa governo
Foto: Fábio Pozzebom/Ag. Brasil
Foto: Fábio Pozzebom/Ag. Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou nesta quarta-feira (6) que a sobretaxa de 50% imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros pode resultar na queda dos preços de alimentos no mercado interno. A medida, que entrou em vigor hoje, afeta cerca de 35,9% das exportações brasileiras ao país norte-americano, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).

Em entrevista à rádio Princesa FM, Rui disse que o governo está acelerando a busca por novos parceiros comerciais. “Estamos intensificando essa diversificação de investimentos (…) para não ficar dependente de país nenhum”, declarou, destacando que o Brasil tem ampliado o diálogo com outros países para atrair investidores e abrir novos mercados.

O ministro ressaltou que, mesmo com parte da carne exportada indo para os EUA, a permanência desses produtos no mercado interno está pressionando os preços para baixo. “[O tarifaço] pode e já está reduzindo. O preço da carne no Brasil inteiro está caindo”, afirmou. Ele acrescentou que o mesmo deve ocorrer com o café e outros produtos.

Apesar do impacto negativo para exportadores, Rui Costa avaliou que a população brasileira poderá sentir o efeito positivo no bolso, ao encontrar alimentos mais baratos enquanto novos destinos comerciais não forem consolidados.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.