O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), reagiu à medida anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impôs um tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. A decisão afeta diretamente o Polo Industrial de Camaçari, responsável por mais de 15% das exportações da Bahia, com cerca de 90 empresas instaladas e geração de aproximadamente 55 mil empregos diretos e indiretos.
Caetano classificou a atitude como uma ação “irresponsável e aloucada”, destacando os riscos para a estabilidade econômica do polo, que abriga empresas como Braskem, Oxiteno, Tronox, entre outras. “Na verdade, Camaçari é um polo internacional, então obviamente que uma postura dessa irresponsável e aloucada de Trump afeta não só as empresas do polo industrial de Camaçari como de todo o Brasil”, afirmou.
Caetano ainda defendeu a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante do ataque econômico. “Penso que nós temos um presidente, que é uma pessoa muito firme do lado do povo, do lado da soberania nacional, do lado da nação brasileira. E tem reagido à altura, mas ao mesmo tempo buscando um canal de negociação”, declarou Caetano, ao destacar a importância do equilíbrio entre crítica e diplomacia.
O prefeito também reforçou a necessidade de mobilização da sociedade para resistir às pressões externas e proteger a soberania nacional. “Eles se sentem nos Estados Unidos todos poderosos, donos do mundo… Mas o povo aqui está nas ruas, nos Estados Unidos também o povo está na rua”, disse, ao defender união para garantir os empregos e o desenvolvimento do Brasil.
Clique aqui para assistir à fala de Caetano.