Durante agenda em Juazeiro nesta quinta-feira (18), o presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues lançaram o novo PAC Seleções com destaque para o reforço na área da saúde. O ministro Alexandre Padilha confirmou R$ 100 milhões para as policlínicas baianas, parte de um pacote nacional de quase R$ 1 bilhão voltado à ampliação de consultas e exames especializados. Com o investimento, serão realizados mais de 581 mil exames na Bahia até o início de 2026.
Jerônimo destacou que a rede de policlínicas já evitou mais da metade das viagens de pacientes ao interior. “Com o novo aporte federal abriremos às noites e aos sábados, ofertaremos meio milhão de exames extras e manteremos o paciente perto de casa”, afirmou. O governador também reforçou o compromisso com os recursos do PAC: “Vamos honrar cada centavo que o Governo Federal aplicar aqui na saúde”.
Lula e Jerônimo visitaram a Policlínica Regional de Juazeiro, onde acontece o programa Saúde Mais Perto. O ministro Padilha elogiou o modelo baiano e reforçou a prioridade na atenção primária para reduzir filas no SUS. “O Agora Tem Especialistas vai ser um show aqui na Bahia para começar essa mudança no SUS, a partir da Bahia, para todo o Brasil”, declarou.