Anuncie no PB Branco

Rui Costa reage a votos contra no Centrão e defende nova relação com a base

Ministro cobra lealdade de partidos aliados após quebra de acordo na votação do IOF

Após traições do Centrão, Rui Costa dispara:
Foto: Reprodução YouTube
Foto: Reprodução YouTube

Durante entrevista ao programa Roda Viva nesta segunda-feira (7), o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), reagiu às traições de partidos aliados na votação que derrubou os decretos do presidente Lula sobre o IOF. Rui classificou a situação como um rompimento de acordos e defendeu uma “DR” com a base. “A relação tem que ser olho no olho e combinado é para ser cumprido. Se não é para ser cumprido, não combina”, afirmou.

Anuncie no PB Branco

O ministro destacou que líderes de partidos do Centrão, como PP, União Brasil, Republicanos e MDB, participaram de reuniões com o governo e fecharam acordo sobre o tema, mas mesmo assim votaram com a oposição. “Não houve discordância no mérito. A reunião terminou com acordo, coletiva de imprensa à meia-noite, e depois votam contra sem sequer dar retorno ao governo”, criticou.

Rui também cobrou que o presidente Lula e a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, reavaliem o relacionamento com esses partidos e líderes, propondo uma nova base de entendimento. “É preciso discutir isso. Como vão ser as bases da relação daqui para frente?”, questionou, reforçando a importância de alinhar compromisso político com a participação no governo.

Sobre as especulações de que esses partidos já planejam não apoiar Lula em 2026, Rui minimizou. “Ainda tem muita água para passar debaixo da ponte. Eu costumo dizer que este é um ano impar, ano de trabalhar e fazer entregas. O ano que vem é o das definições políticas”, concluiu.

>> Veja também: Lula enfrentará “50 tons de Bolsonaro” em 2026, diz Rui Costa sobre Tarcísio.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

error: Conteúdo protegido.