A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Régis, obteve autorização da Justiça Federal para dar início à reconstrução da sede da Colônia de Pescadores Z-57, localizada na praia de Buraquinho.
A decisão, assinada no dia 5 de junho pelo juiz Carlos D’Ávila Teixeira, da 13ª Vara Federal Cível da Bahia, atende a um pedido formal da gestora, que destacou a urgência da obra devido ao estado precário da estrutura, que representa risco à segurança dos trabalhadores do mar.
“A reconstrução da sede da Colônia de Pescadores Z-57 é muito importante para quem vive do mar. Não se trata de uma nova obra, mas da recuperação de uma estrutura que serve à comunidade há mais de 70 anos e que está em ruínas, colocando em risco a vida e a dignidade dos trabalhadores. O deputado João Leão destinou uma emenda e agora felizmente temos a liberação para o recomeço das obras”, afirmou a prefeita.
O pedido da prefeitura foi aceito apesar de um embargo judicial que proíbe novas construções na orla, justamente por se tratar de uma reconstrução de edificação preexistente com finalidade social. O projeto já possui pareceres favoráveis, incluindo da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), além de aprovação técnica e ambiental.