O deputado Penalva (PDT) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) um projeto de resolução que propõe a concessão da Comenda 2 de Julho a Wilson Cardoso (PSB), presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Andaraí. A proposta destaca a trajetória profissional do homenageado, que começou sua carreira como office-boy em Ituberá e se tornou empresário de destaque no setor comercial e pecuário.
Wilson se notabilizou na Radiolar e no Grupo Sadel, onde foi diretor e sócio. Criador do Shopping das Indústrias, foi eleito por quatro anos como “Lojista do Ano” na Bahia e em Sergipe. Na pecuária, se destacou com grandes leilões nacionais e ações de fortalecimento da agricultura familiar, beneficiando centenas de produtores com apoio do Senar.
Além da atuação no setor privado, Wilson Cardoso se consolidou como liderança política na Chapada Diamantina, exercendo quatro mandatos como prefeito e presidindo entidades como o Consórcio Chapada Forte e a FECBahia. Segundo Penalva, a homenagem se justifica por sua “valiosa contribuição no fomento ao comércio, à pecuária e ao fortalecimento da política no estado da Bahia”.