O Governo da Bahia renovou, nesta quarta-feira (19), o termo de colaboração com a Associação Beneficente Projeto Nordeste (ABPN) para manter o Projeto Nova Canaã em 2025. A iniciativa, que atende 520 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, continuará oferecendo educação integral, esportes e cursos profissionalizantes. “Esse modelo da escola Nova Canaã traz uma boa referência para a educação baiana e brasileira”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Com um investimento de R$ 14,4 milhões, o aporte será repassado em três parcelas e utilizado para manutenção predial, alimentação escolar, fardamento, equipe de trabalho e materiais pedagógicos. A secretária da Educação, Rowenna Brito, reforçou a importância da parceria. “Quando falamos em educação integral na Bahia, estamos realizando uma série de investimentos para garantir a permanência dos estudantes e a valorização dos profissionais”, afirmou.
O bispo Sérgio Côrrea, da Igreja Universal, parceira do projeto, destacou o impacto social da iniciativa. “Vemos o sofrimento das famílias e, ao mesmo tempo, a alegria quando conseguem uma vaga no Nova Canaã. Essa parceria é essencial para transformar vidas”, disse. O projeto atende crianças e adolescentes entre 2 e 17 anos na zona rural e bairros periféricos de Irecê, promovendo oportunidades educacionais e profissionalizantes.