A Operação Carnaval 2025 apresentou dados positivos sobre a segurança nos circuitos da festa, com redução de 40% nos furtos, roubos e agressões, segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). A atuação nos portais de abordagem resultou na apreensão de mais de 4 mil objetos proibidos, reforçando o controle preventivo.
“As estratégias de proteção social e combate à violência foram essenciais para garantir uma festa mais segura”, destacou o vice-governador e coordenador-geral do Carnaval, Geraldo Júnior (MDB).
Geraldo também ressaltou a importância da folia sem cordas e do investimento no Ouro Negro. “O carnaval sem cordas é uma determinação do governador. Nosso objetivo é fortalecer o programa em Salvador, na Região Metropolitana e em toda a Bahia”, afirmou. O incentivo à diversidade cultural também foi ampliado, com recursos que passaram de R$ 8 milhões em 2023 para R$ 15 milhões em 2025.
O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, apontou avanços tecnológicos na operação, como patrulhamento aéreo, drones e equipamentos de inteligência. “Agora, começamos a pensar nas outras grandes festas da Bahia. A próxima é a Micareta de Feira”, disse.