A Justiça Eleitoral determinou, neste sábado (21), que o candidato a prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo (União Brasil), retire imediatamente uma propaganda de sua campanha que veiculava informações falsas sobre seu adversário, Zé Neto (PT). Esta é a quarta derrota judicial de Zé Ronaldo durante a campanha, dessa vez por utilizar conteúdo considerado difamatório contra o candidato da coligação “Pra Fazer o Futuro Acontecer”.
A decisão foi tomada pela 155ª Zona Eleitoral de Feira de Santana, que apontou que a propaganda ultrapassava os limites da liberdade de expressão, imputando falsamente uma denúncia criminal a Zé Neto, já arquivada pelo Ministério Público por falta de fundamento. O juiz Roque Ruy Barbosa de Araújo destacou que “a peça publicitária não respeitava as regras eleitorais” e ordenou a retirada imediata do conteúdo dos meios de comunicação.
Felipe Freitas, coordenador da campanha de Zé Neto, celebrou a decisão e destacou o papel da Justiça na proteção da integridade eleitoral. “Com essa decisão, a Justiça reafirma que ações fraudulentas e desinformações não serão toleradas. É lamentável que Zé Ronaldo, ao invés de debater propostas para a cidade, opte por propagar mentiras”, afirmou. Ele ainda associou a estratégia de Zé Ronaldo à prática de seu aliado Jair Bolsonaro, criticando a propagação de fake news na campanha.