Foto: Divulgação/UPB
A União dos Municípios da Bahia (UPB) e o Ministério Público do Estado (MP-BA) realizaram, nesta terça-feira (30), em Salvador, a Reunião Estratégica de Enfrentamento ao Analfabetismo. O encontro reuniu gestores dos 18 municípios com maior número de matrículas na rede municipal de ensino para debater medidas que assegurem a alfabetização das crianças até os 7 anos, conforme prevê o Programa Bahia Alfabetizada.
O presidente da UPB, Wilson Cardoso (PSB), ressaltou a necessidade de união entre prefeitos e instituições para melhorar os índices de aprendizagem. “A primeira pergunta que um empresário faz para investir na Bahia é saber como está a educação. Então, se nós não alfabetizarmos as crianças na idade certa, estaremos destruindo o futuro das nossas crianças e do nosso estado”, afirmou.
O procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, destacou que o Ministério Público atuará em cooperação com os municípios, mas poderá adotar medidas legais quando necessário. Representantes da Secretaria da Educação do Estado defenderam maior colaboração entre estado e prefeituras, enquanto o promotor Adriano Marques apresentou o Painel da Alfabetização, ferramenta criada para monitorar os avanços e desafios do ensino básico na Bahia.
Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br