A crise hídrica que atinge o Rio Utinga, no município de Wagner, foi o foco de uma reunião realizada nesta terça-feira (3), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. O encontro reuniu prefeitos, lideranças políticas, representantes do Governo do Estado e da sociedade civil para debater soluções estruturantes e emergenciais. Entre as principais propostas está a construção da Barragem do Rio Bonito, cuja conclusão está prevista até 2029.
O presidente da UPB, Wilson Cardoso (PSB), destacou a gravidade da seca na região da Chapada Diamantina e a importância da união de esforços. “São seis municípios que sofrem todo ano em função da falta de água, e termina impactando nos assentamentos. Dessa vez, o governo estadual e o governo federal tomaram a frente”, afirmou. Ele explicou que, além da barragem definitiva, o plano inclui a construção de pequenos barramentos para amenizar os efeitos da estiagem.
Ainda durante entrevista ao Panorama da Bahia, Wilson também elogiou o compromisso do Estado com a pauta. “Hoje, o governo cancelou uma reunião à tarde para liberar seus secretários e técnicos, o que demonstra que está interessado em resolver definitivamente a situação da seca na Chapada Diamantina”, afirmou. Segundo ele, o projeto contempla o consumo humano, animal e os irrigantes, e será viabilizado com recursos do Novo PAC.
A reunião contou com a presença de autoridades como Jayme Vieira Lima (CERB), Larissa Moraes (Recursos Hídricos), Maria Amélia (INEMA), além de representantes da Embasa, do Comitê da Bacia do Rio Paraguaçu e prefeitos da região. A proposta da barragem segue em análise pela Superintendência de Infraestrutura Hídrica e depende de articulação com o Governo Federal para garantir o financiamento.
Assista:
O presidente da UPB, Wilson Cardoso, destacou a união entre governo estadual, federal e municípios para enfrentar a seca no Rio Utinga. “A barragem do Rio Bonito vai resolver definitivamente a falta de água na Chapada”, afirmou, após reunião com secretários e prefeitos na UPB. pic.twitter.com/ETJByAHDip
— Panorama da Bahia (@panoramadabahia) June 5, 2025