O WhatsApp vai liberar para os usuários o recurso de grupos com milhares de pessoas. O lançamento, em caráter experimental, acontece nesta quinta-feira (14), mas a funcionalidade total do novo recurso só estará ativa após as eleições deste ano.
O recurso será chamado de “comunidades”. Ele abrigará diversos grupos com milhares de usuários e apesar da criação do recurso a comunidades serão “naturalmente privadas”. Por essa razão, a criptografia ponta-a-ponta seguirá sendo assegurada no aplicativo.
Também foram anunciadas mudanças nos grupos já existentes. Uma ferramenta de reações, como no Facebook, será inserida para que pessoas possam se posicionar sobre mensagens. Administradores poderão apagar mensagens.
Além disso, será possível compartilhar arquivos com até 2 GB. Será possível fazer salas de conversa em áudio com até 32 pessoas.
Eleições
O WhatsApp não lançará a ferramenta antes das eleições para evitar compartilhamento de fake news e outras ações via app. Esse é um compromisso da plataforma com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).