O primeiro voo direto entre Salvador e Paris aterrissou na tarde desta segunda-feira (28) no Aeroporto Internacional de Salvador, trazendo 350 passageiros da capital francesa. A paulista Tânia Neres, que viajou a trabalho, celebrou a novidade: “É perfeito chegar de Paris direto em Salvador, sem precisar de conexões. É um ganho importante para Salvador e para nós, que viajamos da Europa ao Nordeste”.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, presente na recepção, destacou o impacto da nova rota para o turismo e a economia local. “Para chegarmos à data de hoje, nós trabalhamos muito, conversamos bastante com a Air France, com a Gol e com a administração do Aeroporto. Esse voo é fruto de uma parceria e de investimentos em infraestrutura, segurança e conectividade para que ele se consolide e permaneça por muito tempo”, afirmou Jerônimo.
A nova rota direta contará com três frequências semanais, às segundas, quintas e sábados, em aeronaves Airbus A350. Com 324 assentos, o voo Salvador-Paris permite que a Bahia se conecte a mais de 160 cidades através do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, ampliando o alcance do turismo baiano. A Embratur estima que a rota aumentará a chegada de turistas estrangeiros ao Brasil, especialmente no Nordeste.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou a importância da nova conexão. “A França é o país europeu que mais envia turistas ao Brasil, e queremos que o turista europeu explore o Nordeste. O turismo internacional representa 8% do PIB brasileiro, e a Bahia lidera esse crescimento no Nordeste”, enfatizou Freixo. Ele destacou que a diversidade cultural da Bahia fortalece sua competitividade em relação a outros destinos, como o Caribe.