Search
Close this search box.

Você não tem outro assunto? Só fala de Política!

Homem gritando
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

A frase “Você não tem outro assunto? Só fala de POLÍTICA!”, ou você já ouviu ou já falou. Nos últimos meses, os três assuntos mais abordados nos jornais, nos grupos de whatsapp e até mesmo no facebook e instagram, foram: política, política e política.

A origem da palavra “política” é grega. Vem de “politikos”, nome dado às pessoas que viviam na “polis”. “Polis”, por sua vez, era usada para se referir à cidade e também, em sentido mais amplo, à sociedade organizada.

Política não é algo opcional. Onde quer que haja duas ou mais pessoas, haverá a obrigatoriedade de praticar política, ou seja, definir regras de convivência, limites de ação e deveres comuns. A política é justamente o ato de existir em conjunto.

O filósofo grego Aristóteles disse que o ser humano é naturalmente político. Ele afirmou que o homem necessita de coisas e dos outros, sendo, por isso, um ser carente e imperfeito, buscando a comunidade para alcançar a completude. Além disso, para ele, quem vive fora da comunidade organizada (cidade ou Pólis) ou é um ser degradado ou um ser sobre-humano (divino).

Um outro filósofo do período clássico da Grécia Antiga, Platão, disse que “não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”.

Vale ressaltar que política não se limita a políticos profissionais. Mas, é importante notar que são os poderes que esses políticos têm que decide o preço do combustível, dos alimentos, a qualidade da saúde, da educação, da segurança, do emprego e até as negociações internacionais.

Política não é a cara de quem você votou, ou o número eleitoral daquele(a) presidente ou governador. Política é a pesquisa que você faz antes do voto e a cobrança que você deve fazer a ele ou ela depois de eleito(a).

Logo, prestar atenção em política é saber o que acontece em nosso entorno, e entender a política é a chance de repensar nosso significado e como ela está presente em nossas vidas. Tudo é a política que resolve, ou não.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do Panorama da Bahia. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre os diversos assuntos e variados pensamentos. Da mesma forma, os comentários relacionados não representam a opinião do site; a responsabilidade é de cada autor.

Luciano Barreto é jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional e Assessoria de Imprensa. Trabalhou como repórter na TV Aratu/SBT Bahia, TV Câmara Salvador, TVE Bahia, Rádio Educadora FM, A Tarde e Caderno de Notícias. É fotógrafo, social media e vídeomaker.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Tags: #

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.