O clima de violência política em Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, intensificou-se após dois assassinatos de cabos eleitorais neste final de semana. Os crimes, motivados por disputas políticas, geraram uma onda de insegurança na região, e tanto o deputado estadual Vitor Azevedo (PL) quanto o prefeito Helder Lopes (PSDB) pediram reforço imediato do policiamento e uma apuração rigorosa dos homicídios à Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Os crimes ocorreram na sexta (13) e no domingo (15), quando supostos apoiadores do candidato a prefeito Henrique Coimbra (PSD) assassinaram cabos eleitorais do adversário Sávio Bulcão, o Savinho (PSDB), em povoados rurais do município. “As pessoas estão assustadas e com medo”, afirmou o deputado, que participou de um comício na comunidade de Baixio, uma das localidades onde houve um assassinato. Ele pediu ao secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, que “reforce o policiamento até a eleição e garanta uma apuração rigorosa”.
O prefeito Helder Lopes, por sua vez, enviou ofício ao secretário solicitando “com máxima urgência” o aumento no efetivo da Polícia Militar em toda a região, além de uma resposta rápida da Polícia Civil sobre os casos. “Hoje, as pessoas estão com medo de fazer campanha no município. Isso é uma ameaça direta à democracia”, concluiu o prefeito, reforçando a necessidade de ação imediata para evitar mais tragédias.