Vereadores da oposição em Salvador participaram neste sábado (2), na Barra, do ato nacional contra o PL da Devastação (2.159/2021). A manifestação pediu o veto total do presidente Lula à proposta que flexibiliza o licenciamento ambiental. Estiveram presentes os vereadores Aladilce Souza (PCdoB), Hamilton Assis e Eliete Paraguassu (ambos do PSOL), além da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB).
“Veta tudo, Lula!”, clamou Aladilce. Hamilton defendeu a mobilização popular como forma de pressionar o presidente: “O povo brasileiro precisa fazer esse movimento”. Já Eliete Paraguassu chamou a sociedade civil a se juntar aos movimentos para “barrar esse retrocesso na nossa legislação”. O protesto integra a Semana Nacional de Mobilização contra a Lei da Devastação, que segue até o dia 8.
Organizações como SOS Áreas Verdes, Instituto Búzios, Gambá e SOS Mata Atlântica São Rafael também participaram, ao lado do ator Demian Reis, que encenou a performance do Homem Floresta. Na sexta (1º), vereadores da oposição já haviam se somado a outro protesto em Salvador contra o Tarifaço de Trump e a escala 6 x 1, reforçando as críticas ao PL, considerado também um ataque à soberania nacional.