O vereador George Gordinho da Favela (PP) apresentou o Projeto de Indicação 331/2025, que sugere a substituição do som tradicional da sirene escolar por músicas mais suaves nas escolas públicas de Salvador. A proposta tem como principal objetivo beneficiar alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que podem sofrer crises de ansiedade devido à hipersensibilidade auditiva.
Segundo o parlamentar, o barulho da sirene pode ser extremamente desconfortável e prejudicar o ambiente escolar. “Com pequenas adaptações nos sistemas já existentes é possível melhorar a experiência educacional dos alunos autistas e reforçar o compromisso de Salvador com a educação inclusiva e humanizada”, destacou George Gordinho.
A medida é considerada de baixo custo e está alinhada à Lei Brasileira de Inclusão e ao Plano Municipal de Educação, que garantem acessibilidade e inclusão. Além de tornar o ambiente escolar mais acolhedor, a proposta também pretende conscientizar a comunidade sobre a importância do respeito à neurodiversidade.