O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou nesta terça-feira (29) a reforma da histórica Estação Calçada, em Salvador, como parte das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O projeto prevê também a construção de espaços para pescadores e comerciantes ao longo do trecho. “Vamos ter uma obra bonita, moderna, que valoriza o turismo e o patrimônio do Subúrbio”, disse o governador.

A estação, inaugurada em 1860, será restaurada e contará com museu, áreas de lazer e novos serviços. As antigas plataformas estão sendo demolidas para dar lugar à estrutura do VLT, que terá capacidade para transportar 100 mil pessoas por dia. A iniciativa busca aliar mobilidade urbana, revitalização histórica e desenvolvimento econômico.
Com investimento superior a R$ 5 bilhões, o VLT terá 36,4 km de extensão e 34 paradas, ligando Ilha de São João à Calçada, Paripe a Águas Claras e Águas Claras à orla de Piatã. A obra é executada pela Companhia de Transportes da Bahia (CTB) e integra o plano de transformação urbana da capital baiana.