Durante uma audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (9), a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) causou constrangimento ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), ao cobrar diante da greve, o pagamento do piso salarial dos professores da rede municipal.
“Eu não posso deixar de trazer a palavra dos professores e da APLB Sindicato. Nós precisamos de uma saída para essa circunstância. Eles pensam, por exemplo, em um retorno de uma gratificação. Eles querem uma perspectiva de uma negociação”, disse ela.
A deputada criticou também a falta de diálogo da prefeitura e reforçou a urgência de se abrir uma nova rodada de negociação com o sindicato. “Ninguém gosta de ver seus alunos, especialmente no fundamental, aguardando o professor voltar [para a sala de aula]. Estamos empenhados em fazer esse apelo”.
Alice Portugal finalizou com um apelo direto: “Vamos sentar [e], a partir deste momento amistoso, superar o litígio. Sentar e abraçar as razões também dos professores. Eu quero lhe fazer esse apelo público, que nós saiamos daqui hoje com essa sua palavra, na busca da negociação”.