O ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, lançou Zé Cocá (PP), prefeito de Jequié, como uma liderança de peso para as eleições de 2026. Durante um evento de confraternização em Salvador, nesta quinta-feira (12), Neto elogiou a relevância política do prefeito, que foi o mais bem votado da Bahia nas últimas eleições municipais. “Acho que o Zé Cocá foi uma das lideranças que saíram dessa eleição municipal com maior peso político, maior tamanho, maior densidade eleitoral”, afirmou o ex-prefeito.
Sobre alianças para 2026, ACM Neto revelou conversas com Zé Cocá e destacou o potencial de sua participação em uma chapa de oposição. “Pode ser que de alguma forma nós baianos tenhamos que ir à Jequié pedir ao povo que compreenda, por exemplo, uma participação de Zé Cocá em 2026. Ele tem condições de ocupar qualquer posição para 26”, declarou Neto, relembrando o histórico político de Jequié como berço de grandes lideranças, como Lomanto Júnior e César Borges.
Zé Cocá, reeleito com mais de 90% dos votos em Jequié, tem sido alvo de especulações sobre seu futuro político, especialmente devido ao distanciamento mantido nas últimas eleições tanto de ACM Neto quanto do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Neto afirmou que uma agenda está sendo planejada com o prefeito para discutir o futuro: “Nós pretendemos construir uma agenda com o Zé Cocá nesses próximos dias para falar também de futuro”. Apesar do destaque, Zé Cocá já declarou que pretende cumprir seu mandato até 2028.
ACM Neto também reforçou a necessidade de renovação no campo oposicionista para as próximas eleições estaduais. “O meu desejo é, de um lado, não chegar em 2026 como a única alternativa do campo de oposição. E do outro, caso eu venha a ser o escolhido para disputar o governo, ter condições de me cercar de uma chapa forte e verdadeiramente competitiva”, explicou Neto, destacando a importância de um time coeso e lideranças renovadas para fortalecer a oposição no cenário político da Bahia.
📲 Fique sabendo primeiro. Clique aqui e siga nosso canal no WhatsApp.
Assista: