Começa nesta segunda-feira (13) a campanha de vacinação contra monkeypox, doença anteriormente chamada de ‘varíola dos macacos’. O imunizante já está disponível em todos os serviços de vacinação do Brasil.
De acordo com o Ministério da Saúde, como o atual cenário epidemiológico da monkeypox apresenta queda progressiva, a imunização irá priorizar a proteção das pessoas com maior risco de contaminação e evolução para as formas graves da doença.
Com cerca de 47 mil doses disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para uso na população, o esquema de vacinação tem indicação de duas doses para cada pessoa. Ainda segundo a pasta, o envio de doses será feito conforme o andamento da vacinação e de acordo com as solicitações dos estados e Distrito Federal.
>> Veja também: Sistema de regulação da Bahia recebe investimento de R$ 116 milhões do Estado •
O Ministério da Saúde autorizou duas estratégias de vacinação: pré e pós-exposição. No caso da vacinação pré-exposição ao vírus, receberão as doses:
– Pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses [condição que deixa o sistema imune menos capaz de combater determinadas infecções]. De acordo com o Ministério da Saúde, este público representa atualmente cerca de 16 mil pessoas em todo o país;
– E profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus [a família do vírus da monkeypox] em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.
>> Veja também: Hospitalizações por Covid-19 crescem em quatro estados, diz boletim Infogripe •
Já no caso da vacinação pós-exposição ao vírus, receberão as doses:
– Pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme recomendações da OMS.
O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de quatro semanas entre elas. Ela é indicada para uso em adultos com idade igual ou superior a 18 anos. A vacina autorizada no Brasil é a Jynneos, produzida pela empresa dinamarquesa Bavarian Nordic. Esse é o mesmo imunizante utilizado nos Estados Unidos e na Europa.