A vereadora Marta Rodrigues (PT) elogiou nesta quinta-feira (7) a iniciativa do governo da Bahia e da Secretaria de Educação do Estado pela criação de escolas indígenas de tempo integral. Para a edil, a medida representa um avanço na inclusão e valorização da cultura indígena no estado. “Um estado laico e democrático precisa respeitar a história que forma seu povo, empoderar a diversidade cultural e ajudar na luta contra o genocídio dos povos indígenas”, afirmou.
Segundo Marta, as novas escolas são essenciais para fortalecer a educação indígena e reforçar o cumprimento das leis 10.639 e 11.645, que tornam obrigatória a inclusão da história e cultura dos povos originários e afro-brasileira no currículo escolar. A vereadora acredita que “essa política educacional contribui para a justiça social e destaca o papel fundamental da educação na preservação dos conhecimentos tradicionais”.
Marta também relembrou o recente marco para os professores indígenas, ressaltando que a lei sancionada em abril, que reestruturou a carreira do Magistério Público Estadual, foi um passo importante para a reparação histórica. “Foi uma grande reparação histórica e um passo para a justiça social e a equidade salarial”, comentou a vereadora, destacando o compromisso do governo com a valorização dos educadores indígenas.
A ampliação das escolas indígenas no estado, autorizada pelo governador Jerônimo Rodrigues, inclui a construção de três unidades em tempo integral e a modernização de outra escola em Prado, além do processo para novas unidades em Ilhéus. Marta celebra o que considera um avanço na interculturalidade, onde o respeito à diversidade cultural é promovido nas escolas estaduais.
Assista abaixo investimentos anunciados pelo governador Jerônimo Rodrigues: