Primeira emissora pública no Brasil a não veicular propagandas de BETs durante suas transmissões esportivas, A TVE iniciou uma campanha para conscientizar a população baiana sobre os riscos de utilização dos sites ilegais de apostas esportivas. A iniciativa da TVE reflete a opinião da maioria dos brasileiros sobre os perigos das BETs. Cerca de 60% da população considera essas apostas “ruins ou péssimas” e quer que elas sejam regulamentadas, segundo levantamento da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras).
A campanha da TVE, criada pela agência Ative com o teaser “A gente acredita no futebol baiano” e o slogan “Aqui o Baianão é todo seu”, tem como objetivo alertar a população sobre os riscos das apostas ilegais, que causam impactos sociais, econômicos e psicológicos, principalmente em jovens, trabalhadores e beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família. Além disso, cumpre o papel de destacar quem realmente importa: os times que representam a Bahia, reforçando o sentimento de orgulho pelo futebol local.
O Diretor Geral da TVE, Flávio Gonçalves, destacou a responsabilidade do veículo de comunicação com a sociedade. “Como uma emissora pública, a TVE reafirma seu compromisso com o bem-estar da população baiana e a diminuição das desigualdades sociais e econômicas. Não faz sentido estimular que as pessoas percam dinheiro e acumulem ainda mais dívidas; pelo contrário, nosso papel é alertar sobre os perigos, impactos perversos e educar a população.”