A Bahia registrou um salto no turismo internacional, com a chegada de 83.914 visitantes estrangeiros entre janeiro e abril de 2025 – crescimento de 61,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho supera a média nacional, que foi de 51%, segundo dados da Embratur. Salvador, Porto Seguro, Morro de São Paulo, Itacaré e Chapada Diamantina lideram a lista dos destinos mais procurados.
O destaque fica para os turistas argentinos, que somaram mais de 39 mil desembarques no estado. Portugal, Uruguai e França também aparecem entre os principais emissores. Para o secretário de Turismo da Bahia (Setur-BA), Maurício Bacelar, “a diversidade cultural e natural da Bahia, somada à infraestrutura e qualificação de serviços, tem impulsionado a atração de visitantes de fora”.
A Setur-BA tem reforçado a estrutura de acolhimento com postos de atendimento bilíngues, qualificação profissional e estímulo à ampliação de voos internacionais. “Vivemos um novo ciclo com mais credibilidade e protagonismo no cenário global”, afirmou o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, sobre o avanço do turismo no Brasil.