O Tribunal Superior Eleitoral pretende julgar ações de cassação contra quatro políticos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2025. A ministra Cármen Lúcia deve pautar para o primeiro semestre o julgamento contra o senador Jorge Seif (PL-SC) e o governador de Roraima, Antônio Denarium (PP). No segundo semestre, processos contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP) e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) devem ser analisados.
Os casos chegam ao TSE como recursos contra decisões tomadas pelos tribunais regionais eleitorais de origem. Jorge Seif foi absolvido da acusação de abuso de poder econômico na campanha de 2022. A expectativa é de absolvição no TSE por falta de provas suficientes das ilegalidades possivelmente cometidas. O processo aponta que o bolsonarista teria recebido doação irregular e utilizado a estrutura da Havan, do empresário Luciano Hang, para promover a candidatura.
Denarium teve o mandato cassado pelo TRE de Roraima por abuso de poder político e econômico em 2022. Ele foi acusado de utilizar programas sociais do governo local de forma eleitoral. No Rio de Janeiro, Castro foi absolvido pelo TRE da acusação de irregularidades com recursos públicos durante a campanha. Ele foi acusado de utilizar cerca de R$ 10 milhões do fundo eleitoral sem especificar a finalidade do dinheiro.
Em São Paulo, Zambelli teve o mandato cassado pelo TRE por abuso de meio de comunicação na campanha de 2022. Ela foi responsável pela divulgação de informações falsas sobre o processo eleitoral.