Search
Close this search box.
Anuncie no PB Branco

TRE-BA começa a inserir dados de eleitores e candidatos nas urnas eletrônicas

Cerca de 39 mil urnas passarão por esse processo na Bahia até o dia 29 de setembro

União Brasil inspeciona código-fonte da urna eletrônica na sede do TSE
Foto: Antônio Augusto/TSE
Foto: Antônio Augusto/TSE

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) iniciou, nesta segunda-feira (19), a inseminação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Gerais deste ano. A etapa consiste na instalação dos sistemas eleitorais e inserção dos dados de eleitores e candidatos nos equipamentos de votação.

Segundo o TRE, nesta fase, é também feita a lacração, com lacres físicos, que garantem a inviolabilidade das urnas eletrônicas. Em Salvador, o procedimento acontece no Centro de Apoio Técnico (CAT) do TRE-BA.

O presidente do Órgão, desembargador Roberto Maynard Frank, comentou sobre as iniciativas de segurança previstas para as Eleições Gerais no estado. “Temos formulado, junto com as forças de segurança estaduais, um planejamento de segurança e contingenciamento bastante eficaz. Teremos mais de 30 mil policiais militares e contaremos com todo o efetivo da polícia civil. Com certeza, teremos um ambiente de tranquilidade para que o eleitorado participe da festa da democracia”, destacou.

Além do desembargador, também estiveram no CAT os juízes e promotores da 1ª, 4ª, 10ª e 18ª zonas eleitorais, o desembargador eleitoral substituto Marcos Ledo, coordenador do Plano de Segurança das Eleições, a secretária-geral da Presidência, Thais Habib, a secretária Judiciária de 1º Grau, Hercília Barros, a secretária de Auditoria Interna, Catiuscia Dantas e o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, André Cavalcanti.

No interior do estado, a atividade ocorre nos cartórios eleitorais, nos polos de informática ou em outros locais determinados pelos juízes eleitorais.

Cerca de 39 mil urnas passarão por esse processo até o dia 29 de setembro – prazo final para preparação dos equipamentos. Na capital, aproximadamente 5 mil urnas receberão as cargas. Com o término da inseminação e lacração das urnas eletrônicas, os equipamentos estarão aptos para serem utilizados no dia do pleito.

Siga a gente no Insta | Face | TwitterYouTube | Whatsapp.

Acompanhe o Panorama da Bahia no Google Notícias e fique sempre bem informado.

Notou algum erro no texto acima? Por favor, nos informe clicando aqui.

Apoie o Panorama da Bahia com qualquer valor e ajude a manter a integridade da nossa linha editorial: pix@panoramadabahia.com.br

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE

PODCAST

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.