Mais de 800 mil eleitores da Bahia ainda não realizaram o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral. Para quem não lembra se fez o cadastramento, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) está disponibilizando meio para consulta.
Pelo site do Tribunal (clique aqui), o cidadão pode verificar a situação da coleta biométrica e, caso não possua o registro ou esteja com o mesmo incompleto, o TRE-BA orienta comparecer ao atendimento presencial para realização do cadastro.
Para fazer a consulta, basta seguir, no site, o caminho: Serviços Eleitorais > Consulta Cadastro Biométrico. Para acessar o serviço, será necessário informar o número do título de eleitor ou CPF.
O TRE baiano esclarece que, mesmo aqueles que não realizaram a coleta por meio do atendimento dos postos e cartórios do Regional, poderão ter cadastro biométrico registrado, uma vez que a Justiça Eleitoral possui convênio com outros órgãos, os quais disponibilizaram os dados biométricos coletados para obtenção de outros documentos. Um exemplo é o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o qual disponibiliza os dados biométricos de quem fez a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Vantagens da biometria
O TRE da Bahia chama a atenção para a importância do cadastro biométrico que, além de proporcionar maior segurança ao processo de votação, confere maior agilidade na identificação da eleitora e do eleitor no momento da votação. Além disso, possuir dados biométricos cadastrados na Justiça Eleitoral possibilita a utilização do aplicativo E-título como documento de identificação e também torna possível a aquisição de nível de segurança ouro no aplicativo GOV.BR.